A EBC no Governo Temer: Desmonte e a Institucionalização da Censura

Hoje completa oficialmente um ano que Michel Temer (PMDB) aprovou a Medida Provisória 744/2016, que deu início aos desmontes que estão em curso na Empresa Brasil de Comunicação. Após a aprovação da Medida e troca das diretorias, um processo sistêmico de casos de censura instalou-se na EBC. O artigo apresenta vários depoimentos de jornalistas e ex-integrantes do Conselho Curador cassado sobre formas distintas de censura. Outro bom link para aprofundar é a Nota Pública O desmonte da EBC: um ano depois. Confira abaixo o resumo ou acesse o artigo completo.

Resumo
Após a ascensão definitiva de Michel Temer (PMDB) à presidência da República no Brasil, em setembro de 2016, uma série de políticas estatais e de reformas foram desmontadas, impactando, inclusive, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Logo que assumiu e sem debate com a sociedade, o governo do PMDB aniquila, por meio da Medida Provisória 744/2016, o Conselho Curador da EBC, considerado o principal mecanismo de intersecção democrática da sociedade civil junto a empresa. Com base em manifestações públicas de diversos setores e de entrevistas com ex-membros do Conselho Curador, da Comissão de Empregados e jornalistas que vivem o cotidiano
dos veículos da EBC, este trabalho objetiva trazer à tona e registrar casos de censura, de autocensura e de submissão da linha editorial do jornalismo político ao atual governo.

Palavras-chave: EBC; censura; jornalismo; conselho curador.

Um comentário em “A EBC no Governo Temer: Desmonte e a Institucionalização da Censura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s